segunda-feira, 9 de março de 2015

Nintendo 64: conheça os acessórios mais curiosos do console










O Nintendo 64 foi um console de relativo sucesso da Nintendo, muito em conta por seus grandes jogos, como Mario 64, Super Smash Bros, Mario Kart 64 e outros. Ele recebeu também uma série de acessórios, alguns deles bem estranhos para os dias atuais, enquanto outros são apenas curiosos. Relembre alguns e conheça outros:

Nintendo Club: como trocar seus cupons e adquirir novos jogos

Nintendo 64 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Nintendo 64 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Rumble Pack

Na época do Nintendo 64, controles que vibravam ainda eram algo da imaginação das pessoas, mas a Nintendo logo lançou um acessório que fazia este “serviço”. O Rumble Pack era como um grande cartucho, que podia ser encaixado embaixo do controle do console e o fazia tremer em diversas ocasiões.

Rumble Pack do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)Rumble Pack do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

O aparelho foi lançado junto com o game Star Fox 64 e era compatível com outros títulos, além de muitos que foram lançados depois. Ele era grande e desengonçado, mas conquistou o coração dos fãs. Seu maior problema era utilizar pilha, que acabavam bem rápido.

Expansão de Memória

A expansão de memória do Nintendo 64 foi algo bom e ruim ao mesmo tempo. Este acessório era um pequeno cartucho que poderia ser encaixado em uma entrada específica do console e servia para aumentar o seu poder de processamento. Ele concedia 4MB de RAM adicional ao aparelho, o que era necessário para rodar alguns jogos.

Expansão de Memória do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)Expansão de Memória do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

Entre os títulos que requeriam a expansão de memória estavam Donkey Kong 64 e The Legend of Zelda: Majora’s Mask. É claro que muitos fãs não curtiram tanto a ideia de ter que comprar um aparelho extra para jogar alguns de seus games, mas ele trazia outra vantagem, que era a melhoria gráfica de alguns títulos específicos, como Resident Evil 2, quando utilizado.

64DD

O 64DD foi um periférico para o Nintendo 64, e seu nome significava “Dynamic Drive”. Ele permitia ao console ler e gravar em discos específicos, com alguns jogos não tão populares sendo lançados desta forma. Talvez pensando no sucesso do PSOne, que usava CDs na época, foi o que impulsionou a Nintendo a lançar a plataforma, mas o sucesso não foi o esperado.

O 64DD era um periférico que se encaixa embaixo do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)O 64DD era um periférico que se encaixa embaixo do Nintendo 64 (Foto: Divulgação)

Na verdade, o 64DD nunca chegou ao ocidente e foi lançado de forma tímida apenas no Japão. Juntamente com ele, a Nintendo disponibilizou uma espécie de rede própria, chamada de Radnet, similar ao Satellaview, do Super Nintendo, que servia para jogos multiplayer. Mas, sem o sucesso do 64DD, a rede logo foi desligada.

BioSensor

Se hoje a Nintendo ainda tenta lançar o seu curioso Vitality Sensor, saiba que no passado um de seus consoles já recebeu algo similar, com o BioSensor, produzido por empresas terceiras. O BioSensor era o que o seu nome dizia: um sensor biométrico que ficava preso no dedo do jogador e também plugado no console.

O BioSensor do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/RetroGaming)O BioSensor do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/RetroGaming)

O acessório permitia ler os batimentos cardíacos do jogador, como qualquer sensor biométrico simples, o que afetava alguns jogos. Em Tetris 64, por exemplo, quanto mais rápido a batida do coração do jogador era, mais difícil e rápido o jogo ficava.

Torre de Jogos

Quem não gosta de guardar seus jogos na estante, para “ostentar” para os amigos? A Nintendo já havia pensado nisso na época do Nintendo 64, quando lançou uma torre de jogos para o console. Com espaços específicos para cartuchos do videogame.

Torre de jogos do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pinterest)Torre de jogos do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pinterest)

A torre de jogos podia ser útil, mas nada prática. Ela era grande e atrapalhada e retirar um jogo dava trabalho. Além disso, o jogo só cabia sem caixa, somente com o cartucho, o que poderia desanimar alguns, já que a ideia é expor as caixas, quando guardamos os games em uma prateleira.

Controle

Certo, o controle do Nintendo 64 era seu acessório mais básico, afinal, era necessário para jogar todos os jogos e vinha com o console. Contudo, é inegável notar sua forma e lembrar de sua polêmica, na época do lançamento.

O estranho controle do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pinterest)O "estranho" controle do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Pinterest)

Tudo por conta de seu formato, que parecia pouco ergonômico, o que o fazia parecer mais uma nave espacial. O joystick tinha uma “garra” no meio, que era onde ficava a alavanca analógica, além de um botão na parte de trás, algo que é até comum atualmente. Contudo, a primeira impressão causada nos fãs foi a de estranheza, algo que foi contornado com o tempo. Ainda assim, até hoje, ele é um dos controles mais singulares e diferenciados já lançados em um console.

Qual é o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/03/nintendo-64-conheca-os-acessorios-mais-curiosos-do-console.html

0 comentários:

Postar um comentário