segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Diário do Roacutan: o resultado após sete meses de tratamento









Ah, as tão temidas espinhas… Uma pesquisa feita em 2011 revelou que a acne afeta 90% dos adolescentes. Ela é, muitas vezes, a principal responsável por prejudicar a autoestima  de uma pessoa, que se olha no espelho e não gosta do que vê. Foram elas, as espinhas, que por muitos anos me deixaram insegura. Infelizmente, eu não tive a sorte de fazer parte desses 10% que, eventualmente, são “premiados” com uma ou duas espinhas que logo saram. Por questões genéticas, acabei tendo uma grande quantidade por todo o rosto, nas costas, no peitoral e em outras regiões.


roacutan_tratamento


Comecei a ter espinhas no 5º ano do Ensino Fundamental e, desde então, elas só foram piorando. Os brincalhões da classe viviam fazendo piadas sobre mim e muitos até evitavam encostar no meu rosto; ou, quando encostavam, reclamavam por ele ser tão oleoso. Foram atitudes como essas que alimentaram a minha insegurança por anos. Eu evitava ficar muito perto das pessoas em uma conversa e tentava não prender o cabelo para que o meu rosto não ficasse tão em evidência. Sair de casa sem maquiagem… Nem pensar! Ficava horas tentando esconder minhas espinhas e só saía quando finalmente tudo estivesse coberto. Também carregava um espelho sempre comigo, pois criei uma necessidade de checar o meu rosto de cinco em cinco minutos. Me sentia presa e durante anos fui atrás de tratamentos e limpezas de pele para que eu pudesse, enfim, dar um fim a esse problema. Mas nada surtia efeito.


Um dia, finalmente, acabei descobrindo um remédio que diziam curar a acne: o Roacutan. Passei a estudar sobre ele e descobri que não era apenas mais um remédio ou um tipo de pomadinha que se passava antes de dormir. Acredito que grande parte de vocês já tenham ouvido falar sobre o medicamento, mas farei um breve resumo: o Roacutan, ou Isotretinoína, é um remédio usado em casos graves de acne. Ele reduz a oleosidade da pele, ou melhor, a produção de sebo, e controla as bactérias que causam as espinhas. Para usá-lo, é indispensável que você consulte um dermatologista. É obrigatório manter um acompanhamento médico durante todo o tratamento, pois é um remédio eficaz, mas perigoso por ser bastante agressivo. Seus efeitos colaterais vão desde ressecamento dos lábios, dos olhos, do cabelo, da pele… Até aborto. É exatamente por isso que o seu uso é totalmente proibido durante a gravidez. Deve-se evitar também alguns tipos de alimentos, pois ele pode aumentar a taxa de colesterol.



Iniciei meu tratamento no começo do ano e estou no meu 7º mês. O inicio do tratamento é 8 ou 80. Como assim? Bom, você pode acabar ficando sem nenhuma espinha para contar a história ou pode acabar tendo mais espinhas do que já teve. Essa, talvez, seja a pior parte. Pelo menos, foi para mim. Até os efeitos colaterais foram possíveis domar com a ajuda de alguns produtinhos, como hidratante labial e colírio.


A grande melhora veio no 3º mês, quando já não tinha tantos cravos e minha testa estava extremamente lisa. Do 4º para o 5º, as espinhas voltaram e foi um sofrimento para tentar escondê-las novamente. Esse período não foi muito diferente dos dois primeiros meses de tratamento, mas, no início do 6º mês, a melhora foi visível.


Estou na reta final: o 7º mês de tratamento. O meu médico, o Dr. Pablo Fava, me explicou que esse período pode variar de pessoa para pessoa. Afinal, cada caso é um caso. Lembrando que o Roacutan não tira as manchinhas da pele. Confesso que, em certos momentos do tratamento, fui um pouco teimosa e descuidada ao espremer algumas espinhas que estavam me incomodando. Também larguei mão do protetor solar alguns dias… Protetor é algo indispensável, com ou sem Roacutan! Por causa disso, acabei ficando com diversas manchas no rosto, mas já iniciei um tratamento para clareá-las. A pomada se chama Deriva Micro. Eu passo na pele todas as segundas, quartas e sextas antes de dormir.


roacutan04


Estou muito satisfeita e aliviada com o resultado. Minha autoestima melhorou muito! E é como sempre digo: sofrer por causa de espinhas é horrível e só quem já passou por isso sabe o que estou dizendo. Conviver com as frequentes dores no rosto, devido a inflamação das espinhas císticas, também é triste. O Roacutan é a escolha certa para quem quer se ver livre da acne, mas vale lembrar que o remédio só é indicado para casos extremos. A dica para casos mais suaves é a mesma de sempre: lave o rosto diariamente com sabonetes adequados para o seu tipo de pele, use protetor solar e esfolie a pele uma vez por semana. A CAPRICHO mesmo tem uma linha de cuidados para a pele que recomendo muito!


É preciso ter disciplina ao aceitar o Roacutan, pois o resultado final só depende de você.


No meu blog, gravei uma série detalhando todo o tratamento em vídeo. Quem quiser saber mais, é só acessar. Espero ter ajudado e se vocês tiverem alguma dúvida, é só deixar nos comentários.


Um beijo,


Stephanie (com PH)





Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://capricho.abril.com.br/blogs/blogdagalera/diario-roacutan-o-resultado-apos-sete-meses-de-tratamento/

0 comentários:

Postar um comentário