sexta-feira, 1 de maio de 2015

Wiki Loves Earth 2015: concurso do Wikipédia vai premiar fotos do Brasil










A Wikipedia anunciou, nesta quinta-feira (30), a presença do Brasil no Wiki Loves Earth 2015. Com base no sucesso do evento no ano passado, os brasileiros estão, outra vez, convidados a participarem do concurso. Um júri vai selecionar as 10 melhores imagens de patrimônios naturais, que irão concorrer na premiação internacional do projeto. Saiba como participar e quais as categorias.

Lista tem 10 dicas para você se tornar um usuário 'Wikipedia Master'

Esta foto no Parque Nacional da Serra dos Órgãos venceu o concurso nacional em 2014 (Foto: Carlos Perez Couto)Esta foto no Parque Nacional da Serra dos Órgãos venceu o concurso nacional em 2014 (Foto: Carlos Perez Couto)

Em 2014, mais de 7000 fotos, de cerca de 950 fotógrafos de diversas regiões foram enviadas para o Wiki Loves Earth no Brasil. Uma exposição foi realizada na cidade histórica de Paraty e o vencedor, Carlos Perez Couto, não só foi o campeão nacional como o segundo colocado na etapa internacional.

O Wiki Loves Earth é um concurso fotográfico internacional cujo objetivo é abastecer a Wikipédia de fotos dos principais patrimônios naturais do mundo, sob a tag "Wikimedia Commons". A ideia é incentivar fotógrafos e entusiastas a contribuírem com imagens para a ilustração de artigos da enciclopédia virtual e demais projetos também mantidos pela Wikimedia Foundation.

Além da Wikimedia Foundation, o concurso tem o apoio da Confederação Brasileira de Fotografia e da Revista Fotografe Melhor. Os jurados são Nicu Buculei, fotógrafo profissional da Romênia, Paola Vidal e Roberto Valim, do Estúdio MegaZap, e Ourivaldo Barbosa Vale, diretor administrativo da ConFoto.

Wiki Loves Earth 2015 terá participação de usuários brasileiros (Foto: Divulgação)Wiki Loves Earth 2015 terá participação de usuários brasileiros (Foto: Divulgação)

Como participar?

Para participar, basta registrar fotos de algum patrimônio natural brasileiro e fazer upload para o Wikimedia Commons. É preciso ter uma conta na Wikipédia para enviar este conteúdo. O concurso começa nesta sexta-feira (1) e vai até o dia 31 de maio. São três premiados em duas categorias: Melhor Fotografia e Melhores Contribuições.

Como parte da premiação e divulgação do resultado do concurso fotográfico, as fotos serão publicadas na edição de agosto de 2015 da revista parceira da competição. Além disso, também serão realizadas exposições das imagens nos centros culturais de algumas capitais brasileiras.

Cadastre-se (wikipedia.org/wiki/Wiki_Loves_Earth_2015/Brasil).

 

Qual é o melhor modelo de e-reader? Comente no Fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/05/wiki-loves-earth-2015-concurso-do-wikipedia-vai-premiar-fotos-do-brasil.html

0 comentários:

Postar um comentário