terça-feira, 12 de maio de 2015

Mozilla Firefox 38 ganha duas versões com e sem suporte a DRM; entenda










Uma nova atualização do Firefox já está disponível para os usuários. A versão 38 introduz novos recursos e correções de bugs, além de passar a suportar conteúdo com DRM através de HTML5. A maior mudança também dá aos usuários a opção de baixar o navegador sem suporte ao DRM.

Como encontrar e desativar seus plugins do Google Chrome, Firefox e IE

Mozilla Firefox (Foto: Divulgação)Mozilla lança Firefox 38 com novos recursos e correções de bugs (Foto: Divulgação)

O conteúdo protegido normalmente pode ser visto usando o Microsoft Silverlight ou o plugin do Adobe Flash, mas muitos serviços estão migrando para um novo mecanismo chamado Content Decryption Module (CDM). A partir da nova versão, o Firefox vai baixar e instalar automaticamente este conteúdo, que será rodado através de uma sandbox e informar o usuário todas as vezes que ele for ativado.

O suporte à tecnologia é habilitado por padrão, mas os usuários terão a opção de baixar uma versão do navegador sem ela ou desabilitá-la e removê-la sem precisar modificar a instalação do Firefox.

O que é DRM?

Além do DRM, o novo Firefox também introduz suporte nativo ao Ruby, um método usado em idiomas orientais – especialmente japonês – para facilitar a leitura de ideogramas, além de ganhar novas opções para que os desenvolvedores possam controlar melhor seus aplicativos web.

Código fechado

O anúncio da adoção da tecnologia pelo Firefox ocorreu ainda em 2014. Na época, a diretora executiva da Mozilla, Mitchell Baker explicou que a fundação estava relutante em incrementar o DRM, pois as soluções disponíveis estavam cheias de “erros fundamentais”. “

Elas não possuem um equilíbrio entre proteger os indivíduos e o conteúdo digital. Os provedores de conteúdo querem que uma parte do sistema esteja em código fechado, o que vai contra a visão da Mozilla”, disse.

Com arquivo DRM (em inglês, Digital Restrictions Management) é possível personalizar a distribuição de um determinado conteúdo, limitando, por exemplo, o número de vezes em
que esse arquivo pode ser aberto ou a duração da validade desse arquivo nos computadores, como músicas, vídeos e games.

Tecnologia permite que usuários assistam a vídeo por streaming sem problemas (Foto: Reprodução/Mozilla)Tecnologia permite que usuários assistam a vídeo por streaming sem problemas (Foto: Reprodução/Mozilla)

Via Firefox e TechCrunch

Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo. 



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/05/mozilla-firefox-38-ganha-duas-versoes-com-e-sem-suporte-drm-entenda.html

0 comentários:

Postar um comentário