quinta-feira, 26 de março de 2015

4K e OLED: conheça melhor as tecnologias das TVs 'tops' do mercado










As tecnologias 4K e OLED têm protagonizado o avanço tecnológico do mercado das TV e hoje é praticamente impossível falar de inovação sem citá-las. Porém, as novidades despertam várias interrogações: afinal, o que é uma TV 4K ou OLED? Qual delas é a melhor? Quais são as vantagens e desvantagens de ambas? Para ajudá-lo, o TechTudo decidiu trazer algumas dicas e informações sobre esses padrões recentes de televisores.

Samsung anuncia monitores curvos que devem chegar com preços 'baixos'

LG mostra sua nova TV OLED na CES 2015 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tecnologia OLED está presente em TV's 'tops' do mercado (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O termo 4K, ou Ultra High Definition (UHD), já existe há algum tempo, mas vem se popularizando no Brasil desde 2014, com a chegada de TVs desse porte nas lojas. No mesmo ano, foi lançada a pioneira TV 4K da Panasonic no mercado brasileiro com preço nada agradável de R$ 22 mil. Diferente da OLED, 4K, na verdade, é um sistema de transmissão que não chega a ser considerado “nova tecnologia”, já que representa somente um padrão de resolução aprimorado.

Especificações 4K

A TV 4K se diferencia por exibir uma quantidade de pixels – pontos finos que formam a imagem – extremamente superior às demais. O nome “4K” UHD deve-se aos quase oito milhões de pixels que compõem a imagem exibida pela tela de maior dimensão deste padrão, lembrando que quanto mais “pontinhos” a tela tiver, mais nítida e claramente veremos a imagem da TV.K

Como transmitir som da TV para o home theater? Comente no Fórum do TechTudo.

Para entender o salto qualitativo que a tela 4K trouxe, basta comparar o seu padrão de resolução aos anteriores. Então o padrão UHD conta com 2060p – 3840×2160, TVs de tubo “SD” tinham 480p – 640×480; Widescreen “HD” 720p – 1280×720; e Full HD 1080p – 1920×1080. Os modelos com esaa última resolução são consideradas padrão de alta qualidade, porém o número de pixels e o tamanho da imagem de uma tela 4K é quatro vezes maior.

Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))TVs 4K ainda são muito caras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A qualidade é top, sem dúvida, mas a desvantagem começa no preço de venda fora da realidade popular, dado o alto custo de fabricação. Com isso, dificilmente as telas 4K UHD irão se popularizar a ponto de substituir as TVs Full HD. Além disso, para transmitir o conteúdo em 4K é necessário que as imagens também tenham sido captadas por câmeras com sensor deste formato, limitando a produção de conteúdos com a superqualidade desejada – seria interessante se tivessem um conversor integrado.

Testamos a TV curva 4K de 105 polegadas que custa meio milhão de reais

Por esse e outros motivos, fica mais em conta usar a resolução 4K em telas de cinema e não em domicílios convencionais, porque ela diminui gradualmente a visualização com aspecto granulado, conforme vê-se em salas atuais. Os filmes em 3D, por sua vez, são os mais beneficiados, pois a tecnologia por si só permite uma projeção semelhante sem a necessidade do uso de óculos. 

Especificações OLED

Ao contrário da resolução 4K, pode-se dizer que o surgimento do OLED caracteriza, realmente, um progresso na tecnologia de aparelhos televisores. Isso porque esses modelos não utilizam luz traseira: OLED são LEDs formados por camadas de compostos carbônicos que emitem luz própria e tornam possível a fabricação de TVs extremamente finas e bem mais leves, como a primeira tela curva da LG.

O que é OLED? Fique por dentro dos detalhes da tecnologia

TV OLED 4K da LG lançada na CES 2015 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)TVs OLED são mais leves e finas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Assistindo numa TV OLED o usuário terá ângulos de visão maiores com melhor brilho e contraste, além da tela reproduzir cores muito mais naturais do que qualquer outra que existe no mercado atualmente.

O material orgânico utilizado nessas telas (chamado iodo emissor de luz)
também diminui consideravelmente o consumo de energia elétrica, porém
acaba tendo vida útil reduzida, estimada em cerca de 14 mil horas se
usar o brilho moderadamente.

Existe uma melhor entre elas?

A comparação entre as duas tecnologias é complexa, pois o OLED pode ter
resolução 4K ou 8K, por exemplo, mas a tela padrão 4K não é capaz de
transmitir imagens no padrão de sistema OLED.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/4k-e-oled-conheca-melhor-tecnologias-das-tvs-tops-do-mercado.html

0 comentários:

Postar um comentário