quinta-feira, 26 de março de 2015

Core i5: entenda as diferenças entre os modelos desse tipo de processador










Os Core i5 são uma linha de processadores bastante atraente da Intel. Alguns modelos chegam a entregar desempenho superior a alguns Core i7 de entrada. Aqui, você vai conhecer os principais modelos da arquitetura Haswell e saber quais são as diferenças entre eles. Confira!

Aprenda a formatar e configurar seu MacBook Pro e o seu HD

Linha i5 da Intel conta com processadores de ótima performance (Foto: Reprodução/Vortez.net)Linha i5 da Intel conta com processadores de ótima performance (Foto: Reprodução/Vortez.net)

Na nossa seleção, constam apenas modelos voltados ao uso no desktop, uma vez que os processadores de notebook não podem ser escolhidos pelo usuário.

Hoje, são 23 variações de Core i5 disponíveis para desktops. Apesar de muitos, há algumas manhas para saber se o processador em questão é melhor que outro. É só ficar atento à nomenclatura:

Quanto mais alto o número do modelo, mais alto ele está na hierarquia. Por exemplo, um Core i5 4670 é superior a um 4440. Além disso, há sufixos que diferenciam variações de um mesmo modelo. São eles: 

Sem sufixo: versão padrão de cada modelo

Sufixo T: variação com baixo consumo de energia

Sufixo S: meio termo entre desempenho e consumo

Sufixo E: versão otimizada para uso soldado em placas, como nos tudo-em-um

Sufixo K: versão ideal para overclock;

Sufixo R: versão com placa gráfica de melhor performance, a Iris Pro 5200

Abaixo, separamos alguns dos modelos mais interessantes da linha i5:

Core i5 4670K

Acompanhado do irmão 4670, forma a dupla de principais modelos da linha Core i5. O K no nome de qualquer processador da Intel significa que ele permite que os usuários façam overclock: acelerar o processador via aumento de energia disponível. Essa característica faz do 4670K ideal para gamers e usuários que exigem bastante da CPU.

Com quatro núcleos, em termos de velocidade padrão, o 4670K entrega até 3.8 GHz. Além disso, ele conta com 6 MB de cache, que é um tipo de memória interna do processador, usada para acelerar o seu funcionamento.

No momento, a Intel oferece 23 versões diferentes de Core i5 (Foto: Reprodução/Guru3D)No momento, a Intel oferece 23 versões diferentes de Core i5 (Foto: Reprodução/Guru3D)

O processador dissipa 84 watts de energia. Observe que esse número não se refere propriamente ao consumo de energia do 4670K. Esse valor, também conhecido como TDP, refere-se à quantidade de calor que precisa ser eliminada para que ele funcione corretamente. Evidentemente, quanto mais calor um componente eletrônico dissipa, mais energia ele consome.

O que é melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Opine no Fórum do TechTudo.

Esse modelo oferece também um processador gráfico embutido, o Intel HD Graphics 4600 que, se por um lado não é ideal para games e aplicativos pesados, é mais do que suficiente para assistir conteúdo em alta definição. No Brasil, os modelos 4760 são difíceis de ser encontrados e, quando são, os preços giram em torno de R$ 900 a R$ 1000.

Core i5 4670R

Se você não vai fazer overclock, o melhor Core i5 disponível é esse. O motivo é simples: ao contrário dos demais da série 4670, ele conta com uma placa gráfica embutida melhor. A Isis Pro Graphics 5200 tem uma performance muito superior do que a Intel HD Graphics e, para muita gente, é suficiente para games e entretenimento.

Contudo, nessa versão a performance da CPU é um pouco inferior: 37 GHz de velocidade máxima e um cache de 4 MB. Com menos velocidade, o processador dissipa menos energia: 65 watts.

Core i5 4590 (todos os sufixos)

Mesmo as versões de entrada oferecem cache de 6 MB e velocidade interessante (Foto: Divulgação/Intel)Mesmo as versões de entrada oferecem cache de 6 MB e velocidade interessante (Foto: Divulgação/Intel)

Como já explicamos, a linha Core i5 é bem variada: entre modelos e suas variações, são 23 opções, só para desktops (com tendência de novos lançamentos em breve).

Diante de um cardápio tão extenso em que as diferenças entre um modelo e outro são, muitas vezes, sutis demais, é difícil chegar a conclusão sobre qual versão tem a melhor relação de custo e benefício.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/03/core-i5-entenda-diferencas-entre-os-modelos-desse-tipo-de-processador.html

0 comentários:

Postar um comentário