quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tirar uma soneca à tarde faz bem à saúde











soneca


Pense naquela vontade louca de tirar uma soneca logo após o almoço. Se você puder, coloque mesmo em prática. Um cochilo de até 30 minutos melhora seu sistema imunológico e alivia o estresse.


É o que diz um estudo francês. Pesquisadores examinaram a relação entre hormônios e sono em um grupo de 11 homens saudáveis, com idades de 25 a 32 anos. Todos eles foram convidados a tirar uma soneca no laboratório. Na primeira sessão, passaram a noite por lá, mas só puderam dormir durante duas horas. Na tarde seguinte, apareceram outra vez ao laboratório para tirar dois cochilos de meia hora.


Antes e depois de cada sessão, os pesquisadores coletaram amostras de urina e saliva dos participantes. E perceberam que quando dormimos pouco, há um aumento de norepinefrina no corpo, um dos hormônios de estresse responsáveis pela reação de luta ou fuga, que acelera os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Também houve redução nos níveis de interleukin-6, uma proteína com propriedades antivirais.


Mas uma soneca curta já foi suficiente para reequilibrar os hormônios e essa proteína. Ou seja: um curto cochilo ajuda mesmo a fortalecer o organismo e diminuir o estresse – mesmo se você não tiver dormido quase nada durante a noite.


Então, vai um cochilo aí?


Crédito da foto: flickr.com/12609729@N07/




Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/tirar-uma-soneca-a-tarde-faz-bem-a-saude/

0 comentários:

Postar um comentário