quinta-feira, 9 de abril de 2015

Processador i5 ou i7: qual é a melhor opção para notebook gamer?










Estudar o modelo de processador é muito importante na hora de escolher um computador. Quando a máquina é um notebook gamer, essa tarefa se torna ainda mais delicada. Para te ajudar nessa tarefa o TechTudo vai apresentar alguns aspectos importantes a considerar na hora da compra. Afinal, qual a melhor opção para quem quer um portátil para jogar: Core i5 ou Core i7?

Aprenda como trocar a bateria da sua placa-mãe em tutorial simples

Processador da Intel alcançou altíssima velocidade (Foto: Divulgação/Intel) (Foto: Processador da Intel alcançou altíssima velocidade (Foto: Divulgação/Intel))Questões como quantidade de núcleos, arquitetura e consumo são importantes na hora de comparar processadores (Foto: Divulgação/Intel)

A escolha pelo processador ideal para o notebook é delicada. Ao contrário dos desktops, não é possível substituir o processador em caso de necessidade. Portanto, fique de olho nos aspectos que distinguem cada modelo disponível de i5 e i7 no mercado.

Fique de olho na arquitetura

É possível se deparar com computadores que ofereçam processadores de gerações diferentes. Nesse caso, a tendência é de que o modelo da arquitetura mais recente tenha mais vantagens de desempenho sobre o produto de geração anterior. Pro exemplo, em muitos casos, você pode encontrar um computador que apresente um Core i7 Haswell (quarta geração) e uma opção que tenha um Core i5 Broadwell (quinta geração). Nesse sentido, a melhor opção de processador pode ser o i5. Vale ficar atento!

Notebook gamer FullRange G1743; mais potente para os jogos novos (Foto: Divulgação/Avell)Notebooks não possibilitam troca de processador, o que torna escolha delicada (Foto: Divulgação/Avell)

Processador é importante para jogos?

É uma questão relativa ao tipo de jogo e as pretensões que você tem com a sua máquina. Normalmente, o trabalho pesado em termos de esforço para rodar um game no computador é realizado pela placa de vídeo: é ali que simulações físicas que incidem na qualidade gráfica do jogo são realizadas.

Normalmente, a CPU fica responsável por tarefas sequenciais que, embora façam parte da qualidade da experiência, não incidem diretamente na qualidade gráfica do jogo. Isso significa que você pode poupar algum dinheiro ao escolher um processador menos poderoso e investir esse recurso numa placa de vídeo de melhor qualidade, algo que faz mais sentido se a sua ambição com o notebook é jogar bastante.

Core i5 4670K é o precessador com melhor relação custo-benefício par gamers (Foto: Divulgação/Intel)Na hora de jogar, placa de vídeo é mais importante, o que significa que um Core i5 pode ser suficiente para você (Foto: Divulgação/Intel)

Qual é mais econômico?

Duração de bateria é um ponto sensível para quem opta por notebooks. Nos últimos anos, o aumento da eficiência energética tem sido um ponto focal dos esforços da Intel. Isso significa que cada nova geração (a arquitetura, que discutimos anteriormente) de processadores traz significativos saltos de economia de energia.

Em termos práticos, segundo a Intel, a arquitetura Broadwell oferece processadores que garantem, pelo menos, mais uma hora de uso em relação a modelos equivalentes da arquitetura anterior, a Haswell.

Intel broadwell (Foto: Divulgação/Intel)Intel Broadwell garantem mais tempo de bateria (Foto: Divulgação/Intel)

Além da geração, outro fator que determina o quanto de energia o processador tende a consumir são os valores de TDP. Quanto maior esse valor, que indica a quantidade de energia que é dissipada em calor pela CPU, mais energia o processador consome.

O ponto aqui é ter em mente que um TDP extremamente baixo não é exatamente ideal. Quanto mais energia o processador dissipa, mais energia ele usa para operar, o que aponta em maior desempenho. Nesse aspecto, você precisa um meio termo entre consumo e performance.

Quantidade de núcleos e clock



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/processador-i5-ou-i7-qual-e-melhor-opcao-para-notebook-gamer.html

0 comentários:

Postar um comentário