terça-feira, 7 de abril de 2015

Supercapacitor funciona como bateria e carrega em segundos










Um time de pesquisadores da UCLA Berkeley, na Califórnia, está trabalhando em um supercapacitor que tem a espessura de uma folha, carrega em segundos e guarda energia tão bem quanto uma bateria. Este último ponto é diferencial do modelo, já que os supercapacitores costumam não armazenar muita energia, não sendo usados em dispositivos mais exigentes.

‘Formigas robôs’ podem ser futuro do trabalho em fábricas; entenda

Supercapacitor carrega em segundos e guarda energia como uma bateria (Foto: Divulgação/UCLA)Supercapacitor carrega em segundos e guarda energia como uma bateria (Foto: Divulgação/UCLA)

A “mágica” acontece por causa do material usado: grafeno. Quando modificado a laser, ele permite recarregar bem rápido e também armazenar energia. A equipe, além de grafeno trabalhado a laser, também usou dióxido de manganês para criar o supercapacitor. Sua capacidade se compara a uma bateria de chumbo-ácido, já que ele é capaz de armazenar 42 watts-hora de energia por litro.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/supercapacitor-funciona-como-bateria-e-carrega-em-segundos.html

0 comentários:

Postar um comentário