domingo, 5 de abril de 2015

Veja como calibrar a bateria do seu notebook e fuja de 'apagões'










Se o  seu notebook desligar repentinamente sem a bateria ter indicado carga fraca, pode ser hora de calibrar o seu dispositivo. Isso acontece porque, mesmo que bem cuidada, sua capacidade diminui ao longo do tempo. O medidor interno do aparelho calcula quanta carga ainda está disponível e quanto tempo resta, mas pode fazer isso incorretamente. O TechTudo preparou um texto especial para te ensinar a resolver esse problema.

Conheça notebooks com i7 ‘baratinhos’ disponíveis no mercado

Vivobook S451LA tem carcaça em alumínio escovado (Foto: Larissa Ferrari/TechTudo)Não fique sem bateria no notebook com esse tutorial (Foto: Larissa Ferrari/TechTudo)

A importância da calibragem

As baterias de íon-lítio (Li-Ion), utilizadas na maioria dos notebooks, são compostas por três a 12 células interligadas responsáveis por dar energia ao aparelho. Quanto mais células, mais energia armazenada. A quantidade é determinada através de uma placa controladora, que usa uma média de carga de cada célula  e avisa o sistema operacional, que informa aos usuários quanto ainda resta de carga e tempo de bateria.

Porém, esse cálculo não é exato, pois as células não têm o mesmo nível e a tecnologia usada na placa não é capaz de identificar o valor exato em cada uma delas individualmente. É então que surge a importância de calibrar a bateria do seu notebook. O procedimento tem como objetivo igualar o nível de energia de cada célula, evitando problemas de desligamento repentino e diminuindo o tempo de carregamento.

Quer mais dicas para montar um PC Gamer? Veja no Fórum do TechTudo.

Para saber a frequência com a qual você deve calibrar a bateria do seu equipamento, procure se informar com o fornecedor. Alguns recomendam realizar a cada três meses, enquanto outros só recomendam caso a bateria comece a apresentar algum defeito. Veja agora como é o passo a passo para realizar a calibragem.

Como calibrar

Passo 1. Vá em “Iniciar” e abra o “Painel de Controle” e, depois, “Sistemas e Segurança”.

Em Painel de Controle, abra Sistemas e Segurança (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Em Painel de Controle, abra 'Sistemas e Segurança' (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 2. Em “Sistemas e Segurança”, abra “Opções de Energia”.

Abra Opções de Energia (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Abra 'Opções de Energia' (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 3. Em seguida, selecione “Equilibrado” como plano de energia.

Selecione Equilibrado (Recomendável). (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Selecione 'Equilibrado (Recomendável)'. (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 4. Depois, vá em “Alterar configurações do plano” e mude todas para “Nunca”.

Altere para Nunca todas as configurações do plano (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Altere para 'Nunca' todas as configurações do plano (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo  5. Após alterar o plano de energia, inicie o procedimento de carga. Para isso, carregue o seu notebook até que a carga esteja completa, ou seja, até que aponte 100%.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/04/veja-como-calibrar-bateria-do-seu-notebook-e-fuja-de-apagoes.html

0 comentários:

Postar um comentário