terça-feira, 7 de abril de 2015

Spartan ou Internet Explorer? Testamos a versão de testes e comparamos










O Project Spartan, nome dado ao projeto do novo navegador da Microsoft, já está disponível para testes junto a nova versão do Windows 10. O browser promete superar o atual Internet Explorer em desempenho e funcionalidades. Se você ainda não conhece o software e quer saber o que muda com a sua chegada no sistema operacional, veja abaixo as principais diferenças entre o Explorer e o Spartan. 

Project Spartan: 10 coisas que você precisa saber sobre o sucessor do IE

Spartan chegou para substituir o Internet Explorer no Windows 10 (Foto: Arte/TechTudo)Spartan chegou para substituir o Internet Explorer no Windows 10 (Foto: Arte/TechTudo)


Design e organização

A aparência é o que chama a atenção logo de cara no Spartan. O navegador traz cores predominantemente cinzas e ícones lineares, maiores e sem preenchimentos. O Internet Explorer, por outro lado, abusa mais das cores e de efeitos de transparência, com botões mais detalhados e ícones de menu extremamente pequenos. Nesse quesito, o Spartan parece melhorar a navegação online.

Spartan traz interface mais limpa e melhor distribuída das barras superiores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan traz interface mais limpa e melhor distribuída das barras superiores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Um ponto notório no IE 11 é o desperdício de espaço. O antigo navegador traz a barra de título vazia e coloca botões, barra de endereço, abas e menus na parte inferior. Já o Spartan é bastante parecido com o Chrome: Abas ficam na parte superior, enquanto o restante fica logo abaixo, mais próximo e eficiente.

Internet Explorer possui mais espaço em branco no seu visual e botões agrupados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Internet Explorer possui mais espaço em branco no seu visual e botões agrupados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Barra de endereço e pesquisa

A Microsoft promoveu uma grande melhoria nas sugestões da barra de navegação do Spartan. Embora seja possível fazer fazer pesquisas no Internet Explorer, o novo navegador é mais rápido e apresenta resultados mais relevantes para o usuário com conexões rápidas com o Bing e a Cortana.

Spartan faz sugestões melhores do que o Internet Explorer na barra de pesquisas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan faz sugestões melhores do que o Internet Explorer na barra de pesquisas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ao começar a escrever “Globo”, por exemplo, o Spartan mostra primeiro o link para o site e depois pesquisas relacionadas. No IE, apenas resultados de buscas eram exibidos, a menos que você já tivesse visitado aquela página.

Navegação e menus

A Microsoft também fez alterações nos comandos de navegação do Spartan. Agora, os botões ficam mais destacados do que no Internet Explorer, especialmente o de recarregar a página (famoso F5). Fora isso, é mais fácil favoritar um endereço da web e organizar os seus marcadores.

Microsoft reorganizou os botões de navegação e menu no Spartan (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft reorganizou os botões de navegação e menu no Spartan (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A engrenagem das configurações do IE foi substituída também por um botão sanduíche mais fácil de acessar. A Microsoft eliminou o excesso de configurações do menu relativas à Internet do computador, deixando apenas o que é do navegador. O Spartan substitui ainda as janelas de configurações por uma nova barra na lateral direita que lembra menus de dispositivos móveis e se ajustam ao touchscreen.

Spartan apresenta um menu mais limpo que o do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Spartan apresenta um menu mais limpo que o do Internet Explorer (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Funcionalidades

Esse é um ponto que ainda pode mudar bastante já que o Spartan ainda está em desenvolvimento. Mas já é possível perceber algumas vantagens no Project Spartan. O IE sempre seguiu a linha mais “basicão” e seu único diferencial, os aceleradores, não caíram na graça do público.

Função de escrita em página e integração com o OneNote são algumas das novidades do Spartan (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Função de escrita em página e integração com o OneNote são algumas das novidades do Spartan (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para o novo browser, a Microsoft investiu em um modo de leitura para sites de notícia, anotações manuscritas e sincronizadas com o OneDrive e, claro, a integração com a assistente de voz Cortana.

O Spartan ganhará ainda complementos, similares ao do Chrome e do Firefox, e deve chegar à diversas plataformas com sincronização de favoritos e histórico entre todos os seus aparelhos do celular ao PC.



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/spartan-ou-internet-explorer-testamos-versao-de-testes-e-comparamos.html

0 comentários:

Postar um comentário