domingo, 8 de fevereiro de 2015

Life is Strange: veja como jogar o game que permite manipular o tempo










Life is Strange é um jogo episódico da Dontnod, onde muitas das escolhas feitas pelo jogador terão consequências futuras. A diferença para outros jogos do gênero adventure fica por conta do poder de Max, a protagonista do game, que pode rebobinar o tempo e desfazer suas ações e escolhas. Preparamos um tutorial básico explicando a mecânica do jogo, controles e outras dicas. Confira.

Life is Strange: novo game dos criadores de Remember Me é anunciado

Life is Strange: Tela inicial já mostra a beleza do jogo (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Tela inicial já mostra a beleza do jogo (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Menu e interação

O menu dentro do game Life is Strange tem uma interface similar a um diário. No PS4 ele pode ser acessado usando o touchpad. Cada “página” contém diferentes tipos de informações. Para navegar entre elas use os botões L1 (para ir para a esquerda) e R1 (para ir para a direita). Ao entrar em uma seção, use o direcional para a esquerda/direita para virar as páginas. Veja abaixo o conteúdo de cada menu:

Diário: Nessa seção a personagem Max conta os detalhes dos últimos acontecimentos. Há também alguns trechos dos dias que antecederam o início da história, ajudando o jogador a se inteirar da vida de Max e conhecê-la um pouco mais. Essa seção é boa para relembrar fatos e nomes pelos quais o jogador passou anteriormente.

Life is Strange: Diário (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Diário (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Biografias: Nessa seção o jogador pode conferir algumas informações dos personagens conhecidos por Max. Nele ela coloca também algumas críticas pessoais, que servem como dicas de quem confiar.

Life is Strange: Biografias (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Biografias (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Fotografias: é quase um “álbum de figurinhas”, já que cada capítulo de Life is Strange possui como “missões extras” tirar algumas fotografias. Enquanto a foto não for feita o espaço é preenchido com um desenho dando uma pista do local, pessoa ou animal que deve ter sua imagem tirada.

Life is Strange: Álbum de fotografias de Max (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Álbum de fotografias de Max (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Arquivo: cada localidade que a personagem visita em Arcadia Bay possui diversos cartazes. No arquivo é possível verificar todos os que você já viu em algum momento, tudo separado pela localidade. Novos locais aparecerão em cada capítulo, incrementando o número de cartazes vistos. Provavelmente serão usados na solução de quebra-cabeças no futuro.

Life is Strange: Arquivo de localidades e cartazes (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Arquivo de localidades e cartazes (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

SMS: Max recebe mensagens de outros personagens durante a história, como seus pais e seu amigo Warren. Eles ajudam a contar mais a vida dela, dão pistas de onde deve ir e podem mostrar o que outros estão pensando de você.

Comandos básicos

A personagem Max pode andar livremente pelos cenários – ou seja, o game não segue a linha “sobre trilhos” nem “apontar e clicar”. Para caminhar basta usar o direcional da esquerda na direção desejada. O jogador também pode interagir com diversos objetos, podendo utilizar os botões triângulo para ver detalhes, X para realizar uma ação (por exemplo ligar o som, tocar violão ou regar uma planta), e, em alguns casos, quadrado para tirar uma fotografia.

Life is Strange: Botões de ação (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Botões de ação (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Entretanto, os comandos mais importantes são os relacionados à manipulação do tempo, grande destaque do game. A qualquer momento é possível rebobinar o tempo segurando o botão L2. Para acelerar esse retorno pode-se usar R2 em conjunto com o L2. Há também a possibilidade de retornar para a última ação realizada, geralmente um ponto onde o jogador fez alguma escolha, bastando pressionar L1.

O game conta com um espiral do tempo, que mostra o quanto você pode regredir. Os checkpoints são marcados com uma pequena bola, podendo haver vários na espiral. É uma boa forma de controlar o quanto se deseja rebobinar.

Life is Strange: Rebobinando o tempo (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Rebobinando o tempo (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Essa funcionalidade tem dois pontos importantes e cruciais na resolução dos quebra-cabeças do game:

- Todo objeto coletado é mantido com você mesmo que você volte no tempo antes de pegar o item;

- Conforme você rebobina o tempo é possível se movimentar. Com isso você tem o “poder” de se “teletransportar”. Em um dos momentos do primeiro capítulo uma árvore cai a sua frente, impedindo seu avanço. Você pode voltar o tempo até antes dela cair, passando pelo local da queda e não sendo mais atrapalhado.

Escolhas

No decorrer de Life is Strange o jogador deve fazer algumas escolhas, seja durante conversas, onde deve-se optar pela frase a ser dita, ou na interação com alguns objetos, como regar uma planta ou abrir uma gaveta suspeita. Algumas dessas escolhas podem ter consequências no futuro. Nesse caso será exibida no topo da tela uma pequena borboleta e uma mensagem informando o jogador. Outro ícone que pode ser exibido é de um balão de fala com reticências no interior. Isso indica que você aprendeu um fato que pode ser útil caso volte o tempo.

Após terminar cada capítulo será possível verificar todas as escolhas feitas durante a jogatina. Para isso basta acessar a opção Choices no menu principal. Nessa tela é possível comparar cada uma das suas decisões com a de amigos e do restante do mundo.

Life is Strange: É possível comparar suas escolhas com a de outros jogadores (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: É possível comparar suas escolhas com a de outros jogadores (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Refazendo capítulos em buscas das fotos colecionáveis

Como dito anteriormente Life is Strange tem como missão secundária tirar fotografias de determinados objetos, pessoas ou animais. Mesmo que se perca o local durante a história é possível entrar novamente em um capítulo e buscar o local onde a foto deve ser tirada.

No menu principal escolha a opção Play episodes. Será possível escolher qual episódio de Life is Strange se quer jogar novamente – por enquanto apenas o primeiro está disponível. Selecione o episódio e, na tela seguinte, serão mostrados cada um dos capítulos. Abaixo deles é mostrado o número de fotos que podem ser tiradas e quantas você efetivamente já tirou. Escolha o capítulo onde falta alguma imagem e aperte X. Você então poderá optar por jogar no modo colecionável (isto é, suas escolhas não serão gravadas, importando apenas as fotos tiradas) ou reiniciar o jogo a partir do capítulo escolhido

Life is Strange: Seleção de capítulo (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)Life is Strange: Seleção de capítulo (Foto: Reprodução/Emanuel Schimidt)

Na sua opinião, qual o melhor jogo de ação ou aventura para PC? Opine no Fórum do TechTudo!



Até o próximo Melhor do Planeta

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/02/life-strange-veja-como-jogar-o-game-que-permite-manipular-o-tempo.html

0 comentários:

Postar um comentário